Em meio a transformação de portifólio, companhia vê alta de 61% na receita de novos negócios no acumulado do ano

A Valid, multinacional brasileira de soluções de identificação segura, mais uma vez reiterou a solidez de sua renovação de portfólio. Parte da estratégia de crescimento para os próximos anos, os Novos Negócios registraram receita de R$83 milhões no 3º trimestre, alta de 30% ante o mesmo período do ano anterior, respondendo por 26% do EBTIDA total da companhia, que alcançou R$115 milhões. O trimestre também ficou marcado pelo maior lucro líquido recorrente do ano – de R$ 67 milhões, com margem de 12%.
O CEO da Valid, Ilson Bressan pontuou que, como planejado, os Novos Negócios são o principal vetor de crescimento, o que é fruto de uma estratégia de transformação da empresa rumo à negócios mais digitais, escaláveis e recorrentes. No consolidado somando os três trimestres de 2025, a área já representa 26% de todo o EBITDA, com margens na casa dos 34%, superiores as dos negócios tradicionais – como emissão de documentos de identificação, cartões bancários e chips.
As soluções de Governo Digital tiveram o melhor trimestre de sua história, totalizando R$ 53 milhões, um crescimento de 116% no mesmo período de 2024. O resultado é fruto de iniciativas em 14 Estados do Brasil, somando 17 contratos. Entre eles, soluções tecnológicas para concessão de benefícios sociais, identificação biométrica, reconhecimento facial em ambientes públicos com foco na segurança pública, monitoramento de aulas e provas do Detran. O faturamento de Onboarding, por sua vez, fechou o período em R$ 10 milhões, enquanto Mobile alcançou R$ 20 milhões.
“Essas soluções tecnológicas estão conduzindo o crescimento dos negócios da Valid. Olhando de forma anualizada para a receita do 3T25, obteríamos o resultado de R$ 334 milhões, um crescimento de 54% contra o reportado em 2024”, afirmou Bressan.
Além dos mercados em que já atua, a empresa pretende, ao longo dos próximos anos, ampliar sua oferta em segmentos adjacentes ao core business, como cyber segurança de identificação, soluções em nuvem e monetização de dados. O objetivo é a criação e escalada de um ecossistema completo de identidade segura, reforçando a sua presença tanto no setor público quanto no privado.
Nesse caminho, a Valid anunciou em julho a assinatura de financiamento com a empresa pública brasileira – vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os recursos serão direcionados ao desenvolvimento da área e dos produtos de Governo Digital.
ID e Mobile crescem enquanto o mercado argentino afeta Pay
Neste trimestre, a frente de ID obteve o seu melhor EBITDA dos últimos cinco anos – R$ 86 milhões, com margem 33%. Com R$226 milhões (+17%) em receita, os bons resultados foram estabelecidos graças às soluções de Governo Digital e a emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN), 32% acima da média de emissão de 2024. Por outro lado, a diminuição da volumetria de CNHs, já era um movimento esperado pela companhia. A Valid reforça que a atual dinâmica de CIN será o suficiente para conter as quedas de volumetria de CNH. Até o terceiro trimestre deste ano, o Brasil emitiu 35 milhões de CINs, o que representa cerca de apenas 15% da população, sendo que toda população deverá emitir a nova CIN até 2032.
Mobile e Conectividade Segura, por sua vez, manteve trajetória positiva, com R$ 157 milhões em receita, um aumento de 2% na comparação com o 3T24. O período ficou marcado por “uma robusta performance em mercados estratégicos como Brasil e Espanha, principalmente em SIM Cards”, pontuou Bressan.
Em Meios de Pagamento, foram concretizados R$120 milhões de receita, crescimento de 8,1% ante ao segundo trimestre de 2025. O movimento aponta o início de recuperação do segmento, impactado pela base comparativa do ano anterior – que viu performance atípica na Argentina -, puxando queda de 40% ante o mesmo período de 2024. Além disso, o ambiente competitivo no mercado brasileiro permanece desafiador, com maior ociosidade da cadeira produtiva, pressionando preços e margens. No entanto, Bressan afirma que possuir “confiança que as medidas estratégicas adotadas para adequar nossa estrutura operacional à nova realidade do mercado começarão a surtir efeito nos próximos meses”.
Geração de caixa e investimentos fomentarão próximos trimestres
A geração de caixa operacional alcançou R$ 122 milhões, representando 107% do EBITDA trimestral. O desempenho se deu pelo menor investimento em capital de giro. No ano, foram R$ 266MM acumulados, o equivalente a 85% do EBITDA do período, o que reforça a capacidade da Valid em converter resultado em caixa.
Os investimentos em CAPEX no trimestre contemplaram uma aceleração em equipamentos para o negócio de selos digitais no Estado de São Paulo (R$ 17 milhões), que teve início das operações nesse mês. A Valid também investiu R$ 20 milhões em seus Novos Negócios. “Esses investimentos reforçam o compromisso da Valid com inovação e diversificação de portfólio, alinhados à construção de soluções escaláveis e de alto valor agregado”, afirma Bressan.
Sobre a Valid (B³: VLID3 ON)
A Valid é a maior integradora de soluções de identificação segura do Brasil, atuando em ecossistemas de ID, mobile e meios de pagamento. Autenticar, autorizar, verificar e garantir a segurança de todos os envolvidos, em jornadas públicas ou privadas, é o que fazemos para cada um dos nossos clientes no Brasil e no mundo.
Capaz de entregar soluções complexas graças à sua expertise de mais de 67 anos no mercado, com alta volumetria e envolvendo dados sensíveis, a visão estratégica da empresa é fomentar a disrupção, incorporando as mais avançadas tecnologias às nossas soluções e serviços, para endereçar desafios de transformação digital e elevar a experiência dos nossos clientes. Atualmente, conta com mais de três mil e quinhentos colaboradores em 17 países, trabalhando para oferecer um mundo mais fluído, conectado, confiável e seguro. Para saber mais, acesse: valid.com













