Escolha uma Página
Compartilhe

O ecossistema GovTech brasileiro ganhou um novo impulso com as soluções apresentadas no Pitch Challenge ABES CSC 2025, categoria GovTech, realizado no dia 24 de setembro de 2025 durante o evento Cidade CSC, em São Paulo, uma iniciativa ABES e Connected Smart City.  Seis empresas subiram ao palco para demonstrar como suas tecnologias podem transformar a administração pública.

As inovações foram avaliadas por uma banca de especialistas composta por Adriano Pitoli (Co-head do Fundo GovTech da KPTL); Diogo Vasconcellos (Líder do Comitê de Startups da ABES); George Carvalho (Especialista de Inovação da TORQ | Evertec); e Luis Felipe Maciel de Souza (Gerente Departamento de Agronegócios e Biocombustíveis da Finep).

Confira os destaques das empresas, as soluções apresentadas e seus diferenciais:

 Placarsoft

Talita Booz, Gerente de Negócios da Placarsoft, apresentou esta plataforma totalmente online e responsiva, focada no gerenciamento público desportivo. A solução atende mais de 250 entidades em todo o país e é dividida em módulos que operam em duas frentes: sistema e portal de acesso público integrado. A Placarsoft se diferencia por ser a única que integra de forma completa as atividades esportivas municipais e atua como GovTech. Um destaque é o seu módulo voltado à gestão do ICMS Esportivo, um mecanismo que está em operação em Minas Gerais, beneficiando municípios que comprovam o desenvolvimento de ações na área de esportes, reforçando o impacto direto na arrecadação e desenvolvimento local.

 

Betha Sistemas

A Beth, assistente virtual para a gestão pública, foi a solução apresentada por Danilo Campos, Gerente de Expansão da Betha Sistemas. A inovação permite a interação multimodal via WhatsApp, possibilitando que cidadãos acessem serviços públicos e realizem tarefas administrativas por mensagens de texto e áudio no aplicativo. Utilizando Processamento Avançado de Linguagem Natural, a Beth interpreta e responde eficientemente às intenções dos usuários. Sua flexibilidade é notável, com integração via APIs a diversos softwares de gestão e de terceiros. A solução ainda assegura a privacidade e segurança dos dados, estando em plena conformidade com a LGPD, promovendo a acessibilidade e inclusão digital ao utilizar um canal de comunicação amplamente popular.

 

Direito Ágil

Rafael Nunes Wanderley, CEO da Direito Ágil, apresentou o ElaProtegida, uma plataforma SaaS que integra acolhimento, denúncia segura e gestão inteligente dos casos de violência contra mulheres. O sistema é dividido em três módulos principais: Autosserviço, que permite denúncias anônimas ou identificadas e solicitação de acolhimento; Administrativo, que faz a gestão digital e integrada dos atendimentos, incluindo o cálculo automatizado de risco de vida baseado no Formulário Nacional de Avaliação de Risco; e Analytics, que fornece dashboards com estatísticas de dados anonimizados para auxiliar a formulação de políticas públicas baseadas em evidências. A solução é 100% web, responsiva e possui criptografia de ponta a ponta.

 

 

Maven

MavenDoc, plataforma apresentada por Aline Brustolin, Gerente Comercial da Maven, é um sistema avançado que utiliza inteligência artificial para detecção e remoção automatizada de dados pessoais em documentos. A solução transforma documentos em conhecimento inteligente, oferecendo gestão documental com IA para extrair insights valiosos dos arquivos. Seu principal diferencial é o sistema de anonimização ou tarjamento de documentos, que protege informações sensíveis e está em conformidade com as regulamentações de privacidade, permitindo a manutenção da usabilidade do documento por meio da detecção e remoção automatizada de dados.

 

Tolky

Marlo Carmo, CMO da Tolky, apresentou uma solução GovTech de atendimento inteligente projetada para modernizar a relação entre governo e cidadão. A plataforma combina multicanalidade e inteligência artificial com integração nativa a sistemas governamentais, unificando diversos canais de comunicação – como telefone, chat, e-mail e redes sociais – em um único ponto de contato. A Tolky vai além de simples perguntas e respostas, executando processos administrativos de ponta a ponta, automatizando serviços e integrando-se a bases de dados oficiais. Com análise preditiva e roteamento inteligente, a solução otimiza recursos e melhora a satisfação do cidadão, respeitando as normas de segurança e a LGPD. Recentemente, a empresa foi selecionada no edital CPSI do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

1Doc Tecnologia

Delza Assis, Relações Institucionais da 1Doc Tecnologia, detalhou a plataforma 1Doc, um SaaS em nuvem que visa a digitalização e organização de fluxos de trabalho na gestão pública. A solução oferece serviços online para o cidadão, gestão segura de processos para servidores e assinatura digital com validade jurídica. A 1Doc simplifica os serviços públicos ao substituir processos físicos e fragmentados por uma jornada digital única. Ao digitalizar a tramitação de documentos (protocolos, memorandos, alvarás), ouvidoria e atendimentos, a plataforma elimina atrasos e retrabalhos, ampliando a transparência e a eficiência para cidadãos e servidores municipais.

 

Leia também: Inovação além das fronteiras: destaques em Tecnologias Transversais no Pitch Challenge ABES CSC 2025

Cinco soluções inovadoras do Pitch Challenge ABES CSC 2025 para Cidades Inteligentes

acesso rápido

pt_BRPT