
As organizações adotam arquiteturas estratégicas de nuvem para impulsionar a inovação, fortalecer a governança e garantir o valor da IA
A Kyndryl, uma empresa global, líder em serviços de tecnologia de missão crítica, divulgou hoje seu Relatório de Prontidão para a Nuvem 2025, revelando como as empresas estão navegando por uma mudança crucial na estratégia de nuvem que pode impulsionar a adoção da IA e a agilidade empresarial.
O relatório revela que, embora a computação em nuvem tenha se tornado a espinha dorsal das operações empresariais — crescendo para uma indústria de mais de 700 bilhões de dólares — 70% dos CEOs afirmam que chegaram ao seu ambiente atual de nuvem “por acidente, e não por design.” No entanto, a falta de uma estratégia deliberada não desacelerou o investimento — as organizações aumentaram os gastos com nuvem em mais de 30% em média no último ano, em um momento em que os líderes enfrentam desafios na adoção da IA, demandas crescentes de segurança e novos requisitos regulatórios e de governança.
“A diferença entre uma estratégia reativa e uma estratégia de nuvem deliberada nunca foi tão significativa”, disse Nicolas Sekkaki, Líder Global de Prática de Nuvem da Kyndryl. “Com a IA exigindo acesso contínuo aos dados e requisitos de governança evoluindo rapidamente, um modelo híbrido de nuvem é o diferencial que possibilita a adoção bem-sucedida da IA. Organizações que projetam para interoperabilidade, confiança e agilidade desbloquearão inovação contínua e integrarão IA de forma segura e em escala.”
Principais conclusões do relatório:
- Soberania e segurança estão remodelando a estratégia de nuvem – 75% dos líderes expressam preocupação com os riscos geopolíticos de armazenar e gerenciar dados em ambientes globais de nuvem, enquanto 65% já modificaram suas estratégias em resposta a novas regulamentações de soberania de dados.
- Híbridos e multi-nuvem agora são a norma – 84% dos líderes usam intencionalmente múltiplas nuvens, e 41% repatriam pelo menos alguns dados para ambientes locais — equilibrando controle, desempenho e conformidade.
- A IA depende do design deliberado da nuvem – 89% dos líderes dizem que os investimentos em nuvem facilitaram o uso da IA, mas 35% citam desafios de integração como uma das principais barreiras para alcançar o retorno sobre o investimento. As organizações estão recorrendo cada vez mais a infraestrutura especializada, incluindo IA privada ou neoclouds, ambas otimizadas para cargas de trabalho de IA com GPU, para equilibrar o poder computacional com o controle de custos.
- A segurança em nuvem está evoluindo para uma era de IA. À medida que as ameaças aumentam — com 82% das organizações enfrentando uma queda relacionada à cibersegurança este ano — as empresas estão respondendo com arquiteturas mais adaptáveis e capacidades de segurança aprimoradas. 91% dizem que sua infraestrutura em nuvem oferece flexibilidade para se adaptar a novas regulamentações, e 75% estão investindo em IA para cibersegurança — mais do que em qualquer outra capacidade de IA.
De reativo a estratégico: projetando a nuvem do futuro
O relatório ressalta que a arquitetura agora define o controle corporativo. Empresas que encaram a nuvem como uma capacidade estratégica e intencional — alinhando infraestrutura, governança e dados — estão melhor posicionadas para integrar IA de forma segura, atender às demandas regulatórias, gerenciar custos e acelerar a inovação.
A ascensão da IA agente está impulsionando essa mudança. As organizações estão cada vez mais treinando modelos em nuvens públicas para escalabilidade e executando-os em ambientes privados para governança — combinando desempenho com confiança. Arquiteturas híbridas estão emergindo como a base inteligente que conecta ambientes públicos e privados de forma fluida, permitindo que as empresas equilibrem desempenho, segurança e custo enquanto operacionalizam a IA.
Segurança e soberania não são mais restrições, mas princípios de design para confiança e interoperabilidade – essenciais para a empresa pronta para IA. Provedores hyperscaler globais estão localizando a infraestrutura para atender a novos padrões regulatórios, enquanto as empresas estão construindo arquiteturas que permitem que dados circulem com segurança através de fronteiras e fornecedores.
Com base em insights do Relatório de Prontidão da Kyndryl, com 3.700 líderes seniores em 21 países, e da Pesquisa de Inovação em Nuvem da Kyndryl, dados do Relatório de Prontidão para a Nuvem mostram que as organizações estão reavaliando sua infraestrutura de nuvem diante de desafios de adoção de IA, crescentes demandas de segurança e novas expectativas de governança.
Para ler o relatório, visite o Relatório de Prontidão das Nuvens da Kyndryl
Sobre a Kyndryl
A Kyndryl (NYSE: KD) é uma empresa líder em serviços de tecnologia de missão crítica, oferecendo recursos de consultoria, implementação e serviços gerenciados para milhares de clientes em mais de 60 países. Como a maior provedora de serviços de infraestrutura de TI do mundo, a empresa projeta, constrói, gerencia e moderniza os complexos sistemas de informação dos quais o mundo depende todos os dias. Para obter mais informações, visite www.kyndryl.com.













