Compartilhe

Investimentos em observabilidade aumentam à medida que as organizações buscam ampliar os casos de uso da IA, mitigando riscos e otimizando custos

Dynatrace, plataforma líder em observabilidade baseada em Inteligência Artificial (IA), anuncia os resultados de uma pesquisa global independente com 842 Chief Information Officers (CIOs), Chief Technology Officers (CTOs) e outros líderes seniores de tecnologia envolvidos em operações de TI e gerenciamento de DevOps em grandes organizações. O Relatório State of Observability 2025 da Dyantrace revela que, embora a adoção da IA esteja acelerando, as preocupações com a confiabilidade e a confiança tornam desafiadora a transição das iniciativas do conceito para a produção. Para lidar com isso, os líderes empresariais estão priorizando soluções de observabilidade para escalar seus projetos de Inteligência Artificial, com mais de dois terços (70%) afirmando que os orçamentos para observabilidade aumentaram no último ano.

As principais conclusões do relatório incluem:

Adoção da IA

– 100% dos líderes empresariais entrevistados estão usando IA como parte de suas operações atualmente. Os principais casos de uso da Inteligência Artificial incluem gerenciamento de dados (57%), governança da IA (50%) e operações de segurança (46%).

– Casos de uso da IA, como sustentabilidade (27%) e gerenciamento de logs (29%), apresentam oportunidades promissoras para as organizações expandirem a adoção e obterem maior eficiência e Retorno sobre o Investimento (ROI).

– As duas principais categorias em que os líderes empresariais preveem que a automação baseada em IA agregue valor significativo são a detecção e resposta em tempo real a riscos de segurança (37%) e a detecção de anomalias (41%).

Governança, confiança e segurança da IA

– Um em cada quatro líderes empresariais acredita que melhorar a governança e a confiança na IA deve ser sua maior prioridade.

– Para os líderes responsáveis pela governança de dados, as duas principais áreas de preocupação com a confiabilidade da IA estão relacionadas à qualidade e previsibilidade dos dados (50%) e à privacidade dos dados (45%).

– Mais de dois terços (69%) das decisões baseadas em IA ainda incluem processos com intervenção humana para verificar a precisão.

– Quase todos (98%) os líderes empresariais relataram usar Inteligência Artificial para gerenciar a conformidade de segurança de alguma forma, com 69% observando um aumento nos orçamentos para detecção de ameaças baseada em IA no ano passado e esperando um aumento nos orçamentos no próximo ano.

“Software e aplicações de TI corporativos devem evoluir da simples adição de Inteligência Artificial aos sistemas existentes para a criação de experiências verdadeiramente nativas de IA”, diz Alois Reitbauer, Estrategista-Chefe de Tecnologia da Dynatrace. “Essa mudança traz novos desafios para a observabilidade, pois as organizações devem garantir que seus sistemas baseados em Inteligência Artificial sejam transparentes, confiáveis e escaláveis. A observabilidade se torna a base fundamental, fornecendo a inteligência compartilhada necessária para enfrentar esses desafios, tomar decisões mais inteligentes e promover uma automação segura e eficiente em escala.”

Outras conclusões do relatório incluem:

– Mais de 50% dos líderes empresariais acreditam que as soluções automatizadas de observabilidade em tempo real irão melhorar a experiência do cliente no próximo ano.

– 46% dos líderes empresariais acreditam que o maior ROI da observabilidade baseada em Inteligência Artificial virá da otimização das configurações dos modelos de IA.

– Até 2030, 50% dos líderes empresariais esperam ter adotado recursos de criptografia de dados, de avaliações de risco e de detecção de ameaças baseados em IA.

– 70% dos entrevistados afirmam que os orçamentos para observabilidade aumentaram no último ano, e três quartos (75%) esperam que os orçamentos aumentem no próximo ano fiscal.

“A observabilidade está mudando de relatar a telemetria sobre a integridade das aplicações para informar as decisões que orientam os negócios”, complementa Reitbauer. “À medida que mais dessas decisões são apoiadas pela IA, a observabilidade se torna a chave para liberar todo o potencial do suporte à decisão orientado pela Inteligência Artificial, fornecendo o contexto confiável, as proteções e os ciclos de feedback de que os líderes precisam para agir com confiança em escala.”

Baixe o relatório completo em “The State of Observability Report 2025: Why observability is becoming the control plane for AI-powered enterprise transformation”.

Metodologia

Este relatório é baseado em uma pesquisa global realizada pela Qualtrics e encomendada pela Dynatrace com 842 CIOs, CTOs e outros líderes seniores de tecnologia envolvidos em operações de TI e gerenciamento de DevOps em grandes empresas com receita anual igual ou superior a US$ 100 milhões. A amostra incluiu 206 entrevistados nos Estados Unidos, 125 na Alemanha, 129 na França, 130 na Espanha, 128 na Itália e 124 no Japão.

Recursos Adicionais

Blog da Dynatrace

Sobre a Dynatrace

A Dynatrace está promovendo a observabilidade para os negócios digitais de hoje, ajudando a transformar a complexidade dos ecossistemas digitais modernos em poderosos ativos de negócios. Ao aproveitar os insights baseados em IA, a Dynatrace permite que as organizações analisem, automatizem e inovem mais rapidamente para impulsionar seus negócios. Para saber mais sobre como a Dynatrace pode ajudar as empresas, acesse www.dynatrace.com, visite nosso blog e siga-nos no LinkedIn e no X @dynatrace. Para saber como pode simplificar a nuvem e maximizar o impacto de equipes digitais, faça uma avaliação gratuita de 15 dias.

Dynatrace e o logotipo da Dynatrace são marcas registradas do grupo 31de empresas Dynatrace, Inc. Todas as outras marcas registradas são de propriedade de seus respectivos proprietários. ©2025 Dynatrace LLC

Aviso sobre Declarações Prospectivas   

Este comunicado de imprensa inclui certas “declarações prospectivas” dentro do significado do Private Securities Litigation Reform Act de 1995, incluindo declarações sobre as capacidades e a plataforma da Dynatrace, bem como os benefícios atuais e futuros esperados para as organizações com o uso da plataforma Dynatrace. Essas declarações prospectivas incluem todas as declarações que não são fatos históricos e declarações identificadas por palavras como “irá,” “espera,” “antecipa,” “pretende,” “planeja,” “acredita,” “busca,” “estima,” e palavras de significado similar. Essas declarações prospectivas refletem nossas visões atuais sobre nossos planos, intenções, expectativas, estratégias e perspectivas, que se baseiam nas informações atualmente disponíveis para nós e nas suposições que fizemos. Embora acreditemos que nossos planos, intenções, expectativas, estratégias e perspectivas, conforme refletidos ou sugeridos por essas declarações prospectivas, sejam razoáveis, não podemos garantir que os planos, intenções, expectativas ou estratégias serão realizados ou alcançados. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles descritos nas declarações prospectivas e serão afetados por uma variedade de riscos e fatores que estão além do nosso controle, incluindo os riscos descritos sob o título “Fatores de Risco” em nosso Relatório Anual no Formulário 10-K, Relatórios Trimestrais subsequentes no Formulário 10-Q e outros documentos arquivados junto à SEC. Não assumimos nenhuma obrigação de atualizar qualquer declaração prospectiva contida neste documento em decorrência de novas informações, eventos futuros ou outros fatores.

acesso rápido

pt_BRPT