Reconhecimento reforça a liderança da empresa no desenvolvimento de soluções de IA responsáveis, prontas para atender às demandas do mercado
O OpenShif AI, uma das soluções mais inovadoras baseadas em código aberto, acaba de receber a certificação ISO 42001, primeiro padrão internacional projetado para orientar a implementação, manutenção e a melhoria contínua de um Sistema de Gestão de IA (Artificial Intelligence Management System — AIMS). O reconhecimento reforça o compromisso da companhia com a segurança, a governança e a conformidade regulatória das soluções de IA em um cenário em que a inteligência artificial avança rapidamente e desafia modelos tradicionais de certificação e compliance.
Para Vincent Danen, vice-presidente de Product Security da Red Hat, a conquista demonstra a maturidade da plataforma. “A IA pode parecer caótica para CIOs e CISOs responsáveis por sistemas críticos, mas não pode ser ignorada. Muito pelo contrário. Quando implementada da forma correta, pode se tornar um importante diferencial competitivo. A certificação do OpenShift AI valida a plataforma como uma resposta às principais necessidades das empresas, trazendo segurança e aderência a padrões globais”, afirmou .
No caso do Red Hat OpenShift AI, o ISO 42001 valida a presença de recursos avançados de proteção de dados do cliente, controles robustos de segurança e privacidade, além de uma abordagem proativa de compliance capaz de acompanhar as exigências regulatórias em constante evolução. A certificação também reconhece, por meio de consultoria independente, a eficácia da estrutura de conformidade interna da Red Hat para a IA, o que fornece garantias aos clientes e parceiros de que os processos de desenvolvimento e implantação de IA da Red Hat são realizados de maneira adequada e com mais consistência.
Parte do Red Hat AI, o Red Hat OpenShift AI fornece uma plataforma empresarial para gerenciar o ciclo de vida de AI/ML em escala, tanto em ambientes on-premise quanto na nuvem híbrida e na edge. A solução conecta cientistas de dados, desenvolvedores e equipes de TI para treinar, ajustar e operacionalizar modelos generativos e preditivos, acelerando a transição de projetos de IA do laboratório para a produção.
A certificação ISO 42001 soma-se ao histórico de conformidade da Red Hat em todo o seu portfólio de produtos, fortalecendo a confiança de clientes que buscam inovação em IA sem abrir mão de segurança e governança. Para mais informações sobre as certificações de segurança e compliance da Red Hat acesse o Product Security Compliance Portal.
Sobre a Red Hat, Inc.
A Red Hat é a líder global no fornecimento de soluções empresariais open source e usa uma abordagem de parceria com as comunidades para entregar tecnologias Linux, de cloud híbrida, de containers e Kubernetes confiáveis e de alta performance. A Red Hat ajuda os clientes a integrar aplicações de TI existentes e novas, desenvolver aplicações nativas em cloud, padronizar com o sistema operacional líder no setor e automatizar, proteger e gerenciar ambientes complexos. Premiados serviços de suporte, treinamento e consultoria tornam a Red Hat uma confiável parceira das empresas da Fortune 500. Atuando com fornecedores de cloud, integradores de sistemas, fornecedores de aplicações, clientes e comunidades open source, a Red Hat ajuda as organizações a se preparar para o futuro digital.