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Além de logotipo e paleta de cores renovadas, mudanças incluem novos posicionamento e linguagem nas redes sociais

O Instituto PROA, organização sem fins lucrativos que há 18 anos conecta jovens de periferias brasileiras ao mercado de trabalho formal, passa por seu primeiro rebranding completo. O objetivo é refletir a modernização da instituição e sua missão de dialogar diretamente com estudantes de 17 a 22 anos. Assinado pela agência Droga5, o projeto conta com nova identidade visual – incluindo logotipo, paleta de cores e fontes reformuladas –, e linguagem nas redes sociais.

As mudanças buscam traduzir a essência do PROA: inspirar ação e ser agente ativo para transformar vidas por meio da educação e do trabalho. Para isso, o novo logotipo traz dinamismo ao transformar a letra “A” presente no nome da marca em um símbolo que transmite a ideia de direção e navegação. Segundo a presidente e CEO do instituto, Alini Dal’Magro, o logotipo é um convite para desbravar novos caminhos.

“Nossa intenção é reforçar nosso papel como referência em formação profissional e empregabilidade no Brasil. E isso agora será ainda mais trabalhado em nossa comunicação visual e verbal. O PROA está constantemente em movimento e sendo agente de transformação, e queremos convidar os estudantes de norte a sul do país a nos acompanharem”, afirma.

Mantendo o azul, o branco e o preto como cores principais, a nova paleta inclui tonalidades secundárias em amarelo, laranja, bordô e cinza, combinadas para passar confiabilidade e otimismo, além de valorizar a legibilidade para os diferentes formatos. Já a tipografia Clash Grotesk foi adotada como fonte principal para garantir uma comunicação precisa, consistente e acessível a uma grande quantidade de pessoas e diferentes públicos.

Linguagem leve e inspiradora

Fundamental para alcançar cada vez mais jovens que buscam se desenvolver profissional e pessoalmente, a linguagem do PROA passará a ser mais clara, objetiva, leve e inspiradora, com uma visão otimista de futuro. Ilustrando os materiais visuais, os jovens ganham ainda mais protagonismo, sendo centro das narrativas que contam histórias positivas.

Alini explica que o posicionamento do instituto deve ser a primeira ponte entre o potencial e a oportunidade. “Falamos a língua do mercado sem perder a conexão humana – o que é essencial para conseguirmos identificar talentos e direcioná-los da melhor forma possível até a ocupação das vagas nas empresas. O tom de voz da instituição une profissionalismo e humanidade, criando vínculo com o público e sendo porta para promover impacto concreto na vida de milhares de brasileiros.”

Futuro promissor

O rebranding marca um novo capítulo na trajetória do Instituto PROA, que já formou mais de 30 mil jovens e auxiliou na contratação efetiva de outros 18 mil. A instituição tem a meta ambiciosa de, até 2030, ampliar os sonhos de mais de 110 mil estudantes de escola pública por meio da formação em pelo menos um dos dois cursos oferecidos: o ProProfissão – curso semipresencial realizado em São Paulo – e a Plataforma PROA – curso totalmente online e gratuito.

Atualmente,  o PROA atua em 12 estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco e Pará – e tem impacto direto expressivo na economia: já gerou mais de R$ 15 milhões mensais, considerando a soma dos salários por mês de todos os empregados por meio do PROA –, e de R$ 270 milhões, somando-se os salários anuais.

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