Servidor autônomo e preparado para IA oferece tempo de inatividade programada reduzida a zero Novas inovações em todo o full-stack – do silício às aplicações – oferecem valor único e maior continuidade dos negócios
A IBM (NYSE: IBM) revelou o IBM Power11, a próxima geração de servidores IBM® Power®. Reformulado com inovações em seu processador, arquitetura de hardware e stack de software de virtualização, o Power11 foi projetado para oferecer a disponibilidade, resiliência, desempenho e escalabilidade que as empresas exigem, para uma implantação híbrida fluida, tanto on-premises quanto na IBM Cloud.
Organizações de todos os setores há muito tempo executam suas cargas de trabalho mais críticas e com uso intensivo de dados no IBM Power, principalmente aquelas nos setores bancário, de saúde, varejo e governamental. Agora, as empresas enfrentam uma enxurrada de novas tecnologias e soluções à medida que transitam para a era da IA. A IDC constatou que um bilhão de novas aplicações lógicas são esperadas até 2028, e a proliferação desses sistemas representa novas complexidades para as empresas. ¹ A IBM desenvolveu o Power11 para fornecer operações simplificadas e sempre ativas com a flexibilidade da nuvem híbrida para que as empresas mantenham a competitividade na era da IA.
O Power11 foi projetado para ser o servidor mais resiliente da história da plataforma IBM Power, com 99,9999% de tempo de atividade. 2 Juntamente com zero tempo de inatividade programada para manutenção do sistema3 e detecção de ameaças de ransomware garantida em menos de um minuto com o IBM Power Cyber Vault, 4 o Power11 estabelece um novo padrão para a continuidade dos negócios, abordando o tempo de inatividade programada e relacionado a incidentes cibernéticos.
Pela primeira vez, a disponibilidade geral do Power11 incluirá simultaneamente servidores de ponta, médio e básico, bem como o IBM Power Virtual Server na IBM Cloud. O IBM Power Virtual Server oferece um caminho rápido para a nuvem para cargas de trabalho Power e é certificado como uma plataforma de hiperescala para RISE com SAP. O Power11 também será o primeiro servidor IBM Power a oferecer suporte ao IBM Spyre Accelerator, o sistema em um chip da IBM, disponível no quarto trimestre de 2025, desenvolvido especificamente para as cargas de trabalho de inferência intensivas em IA da atualidade. Disponível em todo o portfólio de sistemas corporativos da IBM, incluindo Power11, IBM z17 e LinuxONE 5, o Spyre oferecerá aceleração avançada de IA para ajudar as organizações a escalar a IA em ambientes de nuvem híbrida.
Com suporte para operações autônomas, o Power11 oferece ganhos inteligentes de desempenho que reduzem a complexidade e melhoram a eficiência da carga de trabalho. A plataforma oferece desempenho de núcleo até 55% melhor em comparação com o Power95 e tem até 45% mais capacidade com contagens de núcleo maiores em sistemas de entrada e médio porte em comparação com o Power10. 6Esse desempenho aprimorado significa que, com o Power11, as empresas estão posicionadas para obter maior flexibilidade e segurança, transformando seus processos corporativos por meio da automação.
Com o Power11, os clientes podem esperar:
- Zero tempo de inatividade programada para manutenção do sistema. O Power11 oferece às empresas uma solução que pode evitar paradas programadas dispendiosas e ajudar a reduzir o risco operacional. Por meio de tecnologias avançadas, como aplicação autônoma de patches e movimentação automatizada de cargas de trabalho, eventos de manutenção planejada do sistema podem ocorrer sem nunca deixar aplicativos críticos offline. Esse recurso pode liberar os profissionais de TI de gastar tempo planejando, testando e executando atualizações em seus sistemas, para se concentrarem em trabalho e inovação de maior valor. Além disso, o IBM Power interoperará com o IBM Concert usando IA generativa para ajudar a identificar riscos operacionais, fornecer insights acionáveis e automatizar a correção, começando pelo gerenciamento de patches de segurança. O IBM Technology Lifecycle Services (TLS), provedor global de suporte de infraestrutura da IBM, complementa esse recurso com serviços premium com tecnologia de IA, projetados para ajudar a monitorar proativamente a integridade do sistema, reduzir o tempo de inatividade e otimizar a confiabilidade e o desempenho do sistema.
- Detecção de ameaças de ransomware em menos de um minuto com o IBM Power Cyber Vault. A solução Power Cyber Vault é uma solução integrada de resiliência cibernética que segue a estrutura de segurança cibernética do NIST para ajudar a identificar, proteger, detectar e responder automaticamente a ameaças cibernéticas. O Cyber Vault oferece proteção contra ataques cibernéticos, como corrupção de dados e criptografia, com snapshots imutáveis proativos que são capturados, armazenados e testados automaticamente em um cronograma personalizado. O Power11 também utiliza criptografia quântica integrada e aprovada pelo NIST, projetada para ajudar a proteger sistemas contra ataques do tipo “colheita agora, descriptografia depois”, bem como ataques de integridade de firmware.
- Processos de negócios transformados com integração de IA. O Power11 oferece infraestrutura pronta para IA com aceleração integrada no chip para inferência e será capaz de escalar para suportar cargas de trabalho de IA de missão crítica por meio do IBM Spyre Accelerator. Combinado com o Red Hat OpenShift AI e um amplo ecossistema de software e kits de ferramentas de código aberto, o Power11 foi desenvolvido para fornecer a flexibilidade e o desempenho necessários para operacionalizar a IA em ambientes híbridos. Para modernizar ainda mais o desenvolvimento de aplicativos, o IBM Watsonx Code Assistant for i ajudará os desenvolvedores a estender aplicativos RPG críticos para maior facilidade e produtividade. A IBM também disponibilizará o watsonx.data, seu data lakehouse híbrido e aberto, no Power11 até o final de 2025.
- TI eficiente que economiza tempo e dinheiro. Além dos processos autônomos que garantem tempo de inatividade programada zero e do IBM Power Cyber Vault, o Power11 proporciona ganhos significativos de eficiência em todo o stack de TI. Em termos de eficiência energética, a plataforma oferece o dobro do desempenho por watt em comparação com servidores7 x86 comparáveis7 e até 28% mais eficiência de servidor com o novo Modo de Eficiência Energética em comparação com o Modo de Desempenho Máximo do Power11. 8
“O IBM Power11 muda o jogo da computação empresarial”, disse Tom McPherson, gerente geral de Sistemas de Energia da IBM. “Com o Power11, os clientes podem acelerar a entrada na era da IA com inovações adaptadas às suas necessidades de negócios mais urgentes. Estamos aproveitando todo o conjunto de recursos da IBM para fornecer nuvem híbrida, IA e recursos de automação, ao mesmo tempo em que construímos nossa reputação de décadas como uma infraestrutura híbrida confiável para cargas de trabalho essenciais.”
“Com apenas 20 minutos e a ajuda do watsonx Code Assistant for i no Power, consegui analisar um relatório, rastrear a lógica de campo, entender o cálculo e documentar o problema”, disse Jasmine Kaczmarek, vice-presidente de Tecnologia da MR Williams. “O que um desenvolvedor sênior levaria seis horas no dia anterior, consegui realizar 18 vezes mais rápido. Isso é realmente impressionante quando você pensa nisso. Esse tipo de ganho de produtividade é exatamente para o que o Power11 foi projetado. Ao capacitar os desenvolvedores a modernizar os principais aplicativos de negócios com mais rapidez e confiança, as ferramentas aprimoradas por IA incorporadas à plataforma podem ajudar a aumentar o valor comercial duradouro.”
“Estamos comprometidos em ajudar a população da Flórida a receber a assistência médica de qualidade que puderem pagar”, disse William Allarey, gerente sênior de TI da GuideWell. “Com os novos recursos de automação do IBM Power11, estamos muito interessados em atualizações de manutenção mais rápidas e frequentes, sem tempo de inatividade programada, para manter os servidores seguros, estáveis e atualizados, para que nossa equipe possa se concentrar em fornecer benefícios e serviços para uma saúde melhor. Além disso, os recursos nativos de IA e os ganhos significativos de desempenho do sistema do Power11 permitirão que nossa empresa utilize a IA para uma experiência mais clara e rápida.”
“A colaboração da Temenos com a IBM já comprovou o valor da execução de cargas de trabalho de missão crítica no IBM Power”, disse William Moroney, diretor de Receita da Temenos. “Com o lançamento do Power11, esse potencial cresce ainda mais, trazendo uma infraestrutura pronta para IA, resiliência sem tempo de inatividade e desempenho ainda melhor para o setor de serviços financeiros. Esperamos continuar nossa parceria para ajudar os clientes a modernizar seus serviços bancários principais nesta plataforma desenvolvida para nuvem híbrida.”
O IBM Power11 estará disponível em 25 de julho de 2025. O IBM Spyre™ Accelerator deverá estar disponível no quarto trimestre de 2025. Para saber mais sobre o Power11, visite-nos aqui.
Declarações sobre a direção e intenção futuras da IBM estão sujeitas a alterações ou retirada sem aviso prévio e representam apenas metas e objetivos.
Sobre a IBM
A IBM é uma fornecedora global líder de nuvem híbrida e IA, e consultoria especializada. Ajudamos clientes em mais de 175 países a capitalizar insights a partir de seus dados, agilizar processos de negócios, reduzir custos e a ganhar a vantagem competitiva em suas indústrias. Milhares de entidades governamentais e corporativas em áreas de infraestrutura crítica, como serviços financeiros, telecomunicações e saúde, contam com a plataforma de nuvem híbrida da IBM e Red Hat OpenShift para impactar suas transformações digitais de forma rápida, eficiente e segura. O avanço das inovações da IBM em IA, computação quântica, soluções em nuvem específicas da indústria e consultoria entregam opções abertas e flexíveis aos nossos clientes. Tudo isso é apoiado pelo lendário compromisso de confiança, transparência, responsabilidade, inclusão e serviços da IBM. Acesse www.ibm.com para mais informações.