Em webinar realizado no dia 06/09/2023, Newton Hamatsu, Superintendente de Inovação da Finep, apresentou em detalhes o edital “Soluções de IA para o Poder Público – rodada 2”, cujo objetivo é apoiar projetos relativos ao desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) para aplicações em 10 Desafios Tecnológicos de seis entidades do Poder Público Federal: Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPOA), Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Objetiva-se também a incorporação ou adoção das soluções desenvolvidas pelas EPPs, com a consequente melhoria na qualidade da prestação dos serviços públicos federais.
Este edital é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com apoio técnico do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Para assistir ao webinar, acesse o canal da ABES no YouTube. ‘Com um investimento significativo de R$ 36 milhões, este edital é uma chance única para inovadores e visionários como você fazerem a diferença e ajudar a transformar o setor público, tornando-o mais eficiente e eficaz por meio da inteligência artificial”, destaca Newton. Os recursos serão liberados na modalidade de apoio econômico de subvenção econômica, que “consiste na aplicação de recursos públicos não reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos) diretamente em empresas, por meio do qual a Finep compartilha com elas os custos e riscos inerentes às atividades de inovação.
O webinar realizado em parceria com a ABES foi o primeiro de uma série de encontros on-line. De 12/09 a 15/09, a Finep realizará novos bate-papos em parceria com as entidades que buscam as soluções para apresentar as necessidades e metas de cada uma, contribuindo para que as propostas das startups sejam mais assertivas. Confira o calendário neste post no Instagram da Finep ou entre diretamente na página do formulário de inscrição.
Este evento on-line da ABES contou ainda com a participação de Philipe Moura Vice-presidente e Chief Regulatory Officer da ABRIA; Loren Spíndola, Líder dos GTs de Cibersecurity e Inteligência Artificial da ABES e Public Policy Lead na Microsoft; Eduardo Paranhos, Líder do GT de Inteligência Artificial da ABES e sócio-fundador do EPG Advogados; e de Paulo Milliet Roqu, Presidente da ABES.
O edital
As propostas devem ser submetidas por startups que atendam os requisitos expostos no edital e serão apoiados os melhores projetos apresentados para cada desafio tecnológico. Cada empresa poderá enviar até duas propostas, desde que em Desafios Tecnológicos distintos. Os recursos de subvenção econômica deverão ser aplicados em projetos de risco tecnológico cujas atividades estejam compreendidas entre os níveis de maturidade tecnológica (TRLs) 3 a 8, sendo que os projetos devem necessariamente prever o atingimento do TRL 8 (sistema qualificado e finalizado).
Define-se Inteligência Artificial como a tecnologia que simula, por meio de algoritmos computacionais, mecanismos avançados de cognição e suporte à decisão baseados em grandes volumes de informação. Seu funcionamento alicerça-se em outras tecnologias, como machine learning, que consiste no reconhecimento de padrões a partir da análise de grandes conjuntos de dados, permitindo a construção de resultados de forma autônoma. Em caso de dúvidas e orientações sobre o edital, a Finep pede que seja enviado e-mail para Equipe DRIN: drin@finep.gov.br. O prazo para envio das propostas vai até 28/09/2023.