Em 2024, a empresa conquistou um selo de compromisso com a sustentabilidade, ampliou ações sociais e educacionais, reforçou seu compromisso com mais mulheres na liderança e fortaleceu políticas de governança
Com o propósito de reforçar a estratégia de responsabilidade socioambiental e de governança de suas operações, a Blip, principal plataforma de inteligência conversacional, acaba de lançar o seu primeiro Relatório Jornada ESG 2025, divulgado durante o Blip id, o maior evento da América Latina voltado ao debate do futuro da tecnologia conversacional. O documento marca um momento significativo para a Blip, refletindo a evolução e a dedicação da empresa em alinhar o propósito de sua tecnologia com a responsabilidade socioambiental
No pilar social, a Blip, que está presente em 36 países e atende mais de 3 mil empresas, registrou mais de 1.400 horas de voluntariado em 2024, com destaque para ações junto a Instituições do Terceiro Setor, como mentorias voluntárias e campanhas como o War Room Teleton e o SOS Rio Grande do Sul. O programa educacional {NA}Blip, este ano conta com a parceria da Microsoft, oferecendo treinamentos gratuitos para capacitar brasileiros em Inteligência Artificial e tecnologias conversacionais.
Na frente de diversidade, 47% da liderança já é composta por mulheres e 30% de mulheres em cargos de alta liderança, reforçando o compromisso da companhia com a agenda do movimento Elas Lideram 2030, já com a meta de 2025 batida e que prevê alcançar 50% até o fim de 2030. A Blip também investe em políticas de inclusão, grupos de afinidade e ações de equidade que a posicionam como referência em cultura organizacional no setor de tecnologia.
No aspecto ambiental, a Blip destaca sua baixa pegada ecológica devido ao modelo de negócio digital e ao teletrabalho de mais de 95% de sua equipe. O impacto positivo da tecnologia oferecida pela Blip também se estende aos clientes: a adoção de comunicações digitais, como os 16 milhões de boletos enviados mensalmente via contato inteligente por apenas um cliente, por exemplo, representa a preservação de 2.400 árvores e a redução de emissões equivalente à retirada de 1.100 carros das ruas todos os meses.
Já em governança, a empresa fortaleceu políticas internas relacionadas a Direitos Humanos, Diversidade, Meio Ambiente e Compras, manteve a certificação ISO 27001 em segurança da informação e passou a monitorar seu desempenho por meio da plataforma EcoVadis, elevando os padrões de gestão de riscos ESG.
Neste ano, a Blip também recebeu o Selo de Comprometimento com a Sustentabilidade da EcoVadis, uma das mais reconhecidas plataformas globais de avaliação de desempenho em sustentabilidade empresarial. A certificação analisa 21 critérios em quatro grandes temas: Meio Ambiente, Trabalho e Direitos Humanos, Ética e Compras Sustentáveis. Mais de 130 mil empresas já foram avaliadas pela EcoVadis em todo o mundo, reforçando a relevância do reconhecimento obtido pela companhia.
“O lançamento deste relatório é um marco, pois traduz em dados e compromissos a forma como conduzimos nosso negócio e nossas relações. É um documento que dá transparência e mostra o quanto estamos determinados a evoluir continuamente”, finaliza Roberto Oliveira.
Este relatório consolida o avanço da Blip em ESG, integrando a sustentabilidade à nossa estratégia de negócio e reforçando nosso compromisso com um futuro mais responsável e a criação de valor. Estamos em constante aprimoramento, com planos de aprofundar nossa materialidade e considerar as melhores práticas de relato global para as próximas edições.
Para conferir o Relatório de Jornada ESG 2025 da Blip, acesse aqui.
Sobre a Blip
A Blip é a principal plataforma de inteligência conversacional que conecta marcas e consumidores em aplicativos sociais, como WhatsApp, Instagram, Messenger, RCS e Apple. Em 2022, a Blip adquiriu a STILINGUE, plataforma que utiliza inteligência artificial para o monitoramento de conversas em canais digitais e, em 2023, a GUS, empresa mexicana do setor conversacional, reforçando a estratégia global da empresa.
Além do Brasil, a Blip está presente em 36 países e conta com escritórios na Cidade do México, no México, e em Madri, na Espanha. A marca tem ajudado mais de 3 mil empresas como Dell, GM, Itaú Unibanco, Stellantis, Claro e outras a vender, engajar e se relacionar com os consumidores em canais digitais utilizando Contatos Inteligentes. A Blip já recebeu aportes, Séries A e B, de mais de US$170 milhões da Warburg Pincus. Em novembro de 2024, a Blip anunciou sua Série C no valor de US$60 milhões liderada pelo SoftBank e com participação da Microsoft.
Para saber mais acesse o site oficial da Blip.