Durante o ABES Summit 2025, realizado no dia 08 de outubro, Jorge Sukarie, presidente da Brasoftware e conselheiro da ABES, apresentou um panorama estratégico do mercado de software e tecnologia da informação, destacando tendências, desafios e oportunidades com base no tradicional Estudo de Mercado da ABES. O ponto alto da apresentação foi o lançamento da versão interativa do estudo: o ABES+, um painel dinâmico que facilita o acesso e a análise de dados do setor.
Panorama do mercado de TI
Sukarie destacou que o Estudo de Mercado da ABES, conduzido pela IDC e iniciado em 2004, já cobre dados de 110 países e é amplamente utilizado por governos e empresas. “Nosso objetivo sempre foi oferecer uma base sólida para decisões estratégicas. Agora, com o ABES+, damos um passo além, democratizando o acesso à informação com mais profundidade e interatividade”, afirmou.
Em 2024, os investimentos globais em TI somaram US$ 3,7 trilhões. O Brasil aparece em 10º lugar no ranking mundial, com US$ 59 bilhões investidos. “O crescimento de 13,9% no setor brasileiro em 2024 mostra nossa força, superando a média global de 10,8%”, destacou Sukarie. Para 2025, a expectativa é de um crescimento de 10%, mantendo o ritmo acima da média mundial.
Perfil do mercado brasileiro
O Brasil possui cerca de 42 mil empresas de software, sendo a maioria micro e pequenas — responsáveis por 80% do mercado nacional. Os setores que mais investem em TI são serviços e telecom (23%), seguidos por finanças, indústria, governo, varejo e agronegócio. “É importante notar que o Brasil lidera os investimentos em TI na América Latina, com 35% do total da região. E o mais interessante é que estamos vendo uma descentralização dos investimentos, com crescimento em regiões além do Sudeste”, observou Sukarie.
Dados acessíveis e estratégicos
O painel interativo ABES+ foi apresentado como uma inovação que marca uma nova fase na forma de acessar e analisar os dados do setor. A ferramenta permite explorar informações dos últimos 21 anos do estudo “Mercado Brasileiro de Software: Panorama e Tendências” com filtros por ano, região e setor, além de gráficos comparativos. “Com o ABES+, queremos empoderar empresas, formuladores de políticas públicas e pesquisadores com uma visão clara e atualizada do nosso ecossistema”, explicou.
Com o lançamento do painel interativo, que integra a campanha ABES+, a associação reforça seu compromisso com a transparência, a inovação e o fortalecimento do setor de software e TI no Brasil. Como concluiu Sukarie: “Informação de qualidade é o primeiro passo para decisões mais inteligentes e políticas mais eficazes.”
Sobre o ABES SUMMIT
A 15ª edição do ABES SUMMIT, realizada em 08 de outubro no JW Marriott, em São Paulo, teve como tema central “Fronteiras Digitais – Geopolítica, Tecnologia e Sustentabilidade”. O evento promoveu um dia de imersão para CEOs, líderes e representantes do governo, com o objetivo de destacar o poder da tecnologia para acelerar a transformação dos negócios e da economia. Em um cenário de recalibração global onde tecnologia e geopolítica se entrelaçam, o ABES SUMMIT debateu estratégias práticas para enfrentar desafios como o domínio da Inteligência Artificial (IA) e IA Agêntica, a cibersegurança global, regulação e políticas públicas, e a qualificação da força de trabalho. O foco foi no papel estratégico do Brasil, que pode se firmar como protagonista global na transição energética, na preservação da biodiversidade e no avanço digital, devido à sua matriz limpa e ecossistema de inovação. O ABES SUMMIT 2025 contou com transmissão online gratuita e o selo BMV, compensando 100% dos impactos ambientais.
Patrocinadores: ApexBrasil, Finep, Embrapii, Kaspersky, Nic.br, Caesbra Benefícios, Banco do Brasil, Devfy e Digiforte.
Assista aos painéis do ABES SUMMIT 2025: https://youtube.com/playlist?list=PL2X1JJqBpAkMM7gQhOIAmH9pZwpIG4jQ8&si=i4xIh0sAI-kunjvj