Entre os dias 29 de novembro e 07 de dezembro de 2025, o vice-presidente da ABES, Rodolfo Fücher, integrou a Delegação de Empresas de Tecnologia dos Países de Língua Portuguesa à Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau (Greater Bay Area). Realizada a convite do governo chinês, a missão teve como foco conectar ecossistemas de inovação e criar pontes comerciais sólidas entre o Brasil, a China e os países lusófonos.

O ponto alto da agenda foi a assinatura de um acordo de cooperação entre a ABES e o Macao Young Entrepreneur Incubation Centre (MYEIC). A parceria visa facilitar a transferência de tecnologia e o intercâmbio de empreendedores. Sobre o acordo, Fücher foi enfático:
“A formalização da parceria com a MYEIC posiciona a ABES, e o Brasil, dentro de um ecossistema estratégico para o futuro da tecnologia. É apenas o começo de uma jornada que promete gerar impacto real para empresas, universidades, governos e startups brasileiras”, destacou Rodolfo Fücher.

A programação incluiu visitas a vários locais estratégicos que reforçam o papel da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau como “ponte natural” para empresas do mercado brasileiro. A delegação conheceu o Service Centre em Hengqin e o Centre for Science and Technology Exchange (CSTCP), entre outros locais, iniciativas que oferecem desde suporte jurídico e tributário até subsídios financeiros para atrair talentos internacionais.

A missão para a China reforça o papel da região como plataforma de internacionalização, combinando vantagens geográficas com a autonomia administrativa local, visando promover o diálogo direto entre empresas brasileiras e o dinâmico mercado asiático de P&D.













