Nos dias 21 e 22 de outubro, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou em Brasília o Seminário Internacional “O Futuro da Auditoria Pública”, reunindo especialistas nacionais e internacionais para debater os rumos da fiscalização e controle no setor público. A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) foi uma das apoiadoras institucionais do evento, reforçando seu compromisso com a integridade, a transparência e a inovação na gestão pública. A entidade foi representada por Thômaz Côrte Real (Coordenador Jurídico), Marcelo Almeida (Diretor de Relações Governamentais) e Jeovani Salomão (Conselheiro).
Durante o evento, Thômaz conduziu uma breve apresentação institucional destacando o programa “Uma Empresa Ética”, o serviço de emissão de certidões e outras ações da associação que convergem com os valores promovidos pelo TCU, como combate à corrupção, eficiência, responsabilidade e integridade, que foi acompanhada por Fábio Granja, auditor sênior do TCU. A meta é a de gerar novas oportunidades de integração e diálogo entre ABES e tribunal de contas federal.
O seminário “O Futuro da Auditoria Pública” contou com a seleção de 27 trabalhos técnicos para apresentações em formato de palestra, distribuídas em quatro espaços do Instituto Serzedelo Corrêa: Auditório, Plenarinho, Lab1+Lab2 e Anfiteatro. Outros 46 trabalhos foram exibidos em formato de pôsteres na Praça das Jabuticabeiras, criando um ambiente propício para networking e troca de ideias.
Com inscrições gratuitas, o evento se consolidou como uma vitrine de boas práticas e soluções inovadoras para a auditoria pública, promovendo o diálogo entre instituições, sociedade civil e setor privado. A participação da ABES reforça a importância da colaboração multissetorial na construção de um Estado mais ético, mais digital e menos desigual.