Compartilhe

Parceria com a ABES visa ampliar oportunidades para públicos vulneráveis e fortalecer a empregabilidade no setor de tecnologia

A Rede Cidadã, organização social com 23 anos de atuação no desenvolvimento humano e na inclusão produtiva, é a mais nova parceira da Plataforma RH Tech, iniciativa da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software). A colaboração promete abrir novas portas para públicos em situação de vulnerabilidade social, conectando-os ao promissor universo da tecnologia.

Desde 2002, a Rede Cidadã tem como missão promover o desenvolvimento humano e social por meio da integração ao mundo do trabalho. Com presença em 10 estados e 92 municípios, a organização já inseriu mais de 150 mil pessoas no mercado, contando com o apoio de 3.600 empresas privadas, dezenas de órgãos públicos, 700 organizações sociais e 2.700 voluntários. 

A organização desenvolve iniciativas voltadas, especialmente, para jovens, pessoas com deficiência, mulheres, pessoas em situação de rua, seniors (50+) e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+. 

“Acreditamos que a tecnologia pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão e transformação social. Com a RH Tech, queremos potencializar esse impacto, conectando talentos diversos às oportunidades do setor”, afirma Fernando Alves, Diretor Executivo da Rede Cidadã.

“Estamos entusiasmados em unir forças com uma organização que há mais de duas décadas transforma vidas por meio da capacitação e da empregabilidade. Acreditamos que, ao conectar empresas associadas da ABES aos projetos da Rede Cidadã, podemos ampliar o impacto social da nossa iniciativa e abrir caminhos reais para que talentos diversos encontrem seu espaço no mercado de tecnologia”, conclui Jamile Sabatini Marques, Diretora de Inovação, Fomento e Pesquisa da associação, que responde pela RH Tech. 

Tecnologia como ponte para transformação

A atuação da Rede Cidadã no setor de tecnologia começou em 2013 e já impactou mais de 1.500 pessoas, com uma taxa de empregabilidade de 80%. Os projetos incluem formações em áreas estratégicas como:

  • Cybersegurança e Inteligência Artificial (Projeto Start)
  • Programação Front-End (Ford Enter)
  • Computação em Nuvem (AWS Re/Start)

Formação além da técnica

Um dos diferenciais da Rede Cidadã é sua metodologia exclusiva de desenvolvimento socioemocional, baseada no método reflexivo-vivencial. Essa abordagem fortalece competências como empatia, resiliência e comunicação, aumentando significativamente a permanência no emprego. Um estudo realizado com a Accenture revelou que jovens formados pela Rede têm até três vezes mais chances de se manterem empregados.

A expectativa com a nova parceria é ampliar o relacionamento com empresas associadas à ABES, incentivando-as a se tornarem parceiras dos projetos de tecnologia da Rede Cidadã. Isso pode acontecer por meio da contratação de profissionais formados ou do apoio financeiro às iniciativas de capacitação.

Para os próximos anos, a Rede Cidadã projeta crescimento nos programas de aprendizagem, estágio e projetos voltados à capacitação profissional e socioemocional, com foco especial em tecnologia, inclusão de pessoas em situação de rua e medidas socioeducativas.

acesso rápido

pt_BRPT