Cinco empresas apresentaram soluções inovadoras na categoria Tecnologias Transversais durante o Pitch Challenge ABES CSC 2025, iniciativa da ABES e do Connected Smart Cities. As apresentações ocorreram no dia 24 de setembro de 2025 no evento Cidade CSC, em São Paulo, e trouxeram inovações que impactam diretamente a Educação, a Sustentabilidade e a Saúde. A banca avaliadora foi formada por Adriano Pitoli (co-head do Fundo GovTech da KPTL); Bruno Peroni (Venture Investor da Astella), Diogo Vasconcellos (Líder do Comitê de Startups da ABES) e Marcos Regueira (Gerente de Projetos Especiais do Sebrae SC).
A seguir, as soluções que prometem transformar diversos setores:
Crias
Thiago Vasconcelos, CEO do Crias, apresentou uma solução inovadora em Educação com tutores de inteligência artificial via WhatsApp para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Os tutores são agentes de IA acionados por área do conhecimento que geram trilhas de conteúdo alinhadas à BNCC, auxiliando em dúvidas e exercícios. O diferencial é a tutoria individualizada, didática e segura, com mecanismos que notificam a escola em casos de interações perigosas (saúde mental, violência). A plataforma garante que os estudantes estejam no centro do aprendizado, enquanto a gestão pedagógica e os professores personalizam a experiência, enviam orientações e acompanham relatórios de uso e segurança.
Econnexz Climatech
A Econnexz Climatech, com seu Diretor de Inovação Edson do Nascimento Arend, apresentou uma Plataforma SaaS de gestão de Gases de Efeito Estufa (GEE) no modelo B2B2G. O sistema é integrado e customizável para atender todos os segmentos, desde pequenas empresas até o governo. Seu diferencial é o propósito socioambiental aliado à tokenização de ativos e créditos de carbono, atendendo de ponta a ponta a economia do mercado ambiental. A solução garante redução de custos e impacto, custódia de dados estratégicos, menos burocracia, e total transparência e segurança. A expertise da equipe em mais de 15 anos no negócio de carbono confere escalabilidade e sucesso ao cliente, atacando os desafios de tomada de decisão e contabilização ambiental.
GreenPlat
Raphael Guiguer, COO da GreenPlat, focou na solução para a falta de controle e rastreabilidade na gestão ambiental no Brasil, onde grande parte das empresas e municípios ainda utiliza métodos manuais. Isso acarreta informações imprecisas, riscos legais e o comprometimento da saúde pública e da economia circular. Dentro do portfólio da GreenPlat destaca-se a solução digital CTR-e Blocks™ voltada ao setor público que permite o monitoramento integrado da gestão municipal de resíduos, auxiliando na fiscalização, na formulação de políticas e na cobrança de taxas. Ao integrar tecnologia, eficiência e sustentabilidade, a empresa atua para impulsionar o avanço em metas ESG e no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
OTOH Monitoramento
A CEO Carolina Monteiro apresentou o sistema da OTOH, que oferece monitoramento sonoro contínuo e em tempo real para gerenciar a poluição sonora. Usando sensores inteligentes, plataforma digital e IA para identificar fontes de ruído, a OTOH transforma um problema invisível em dados acionáveis para gestão proativa e conformidade legal. O destaque da OTOH é o baixo custo e o modelo de negócio flexível de locação, que evita altos investimentos iniciais para cidades e empresas. A tecnologia inclui identificação automática de fontes sonoras, alertas personalizados e integração com plataformas de prefeituras, garantindo eficiência, agilidade e maior efetividade no controle do ruído urbano.
StHealth
Vanessa de Oliveira Moraes, CEO da StHealth, atua para reduzir a falta de rastreabilidade e controle técnico em hospitais, que representam riscos à segurança do paciente e perdas de insumos. A Sthella, sua plataforma de inteligência artificial, otimiza processos e garante maior segurança na gestão de dados e operações. A tecnologia faz análise preditiva para antecipar necessidades operacionais, identifica inconsistências antes que impactem a operação e promove a integração total entre setores e sistemas. A automação inteligente minimiza erros humanos e melhora as tomadas de decisão estratégicas. A aplicação se estende à gestão de insumos hospitalares e à otimização de processos administrativos, elevando o controle operacional e a segurança na saúde.