Cinco empresas apresentaram suas soluções de ponta na categoria Cidades Inteligentes durante o Pitch Challenge ABES CSC 2025, realizado no dia 24 de setembro de 2025, no evento Cidade CSC, em São Paulo. Este pitch é uma iniciativa da ABES em parceria com o Connected Smart City. As inovações demonstraram o potencial da tecnologia para otimizar a gestão urbana, desde a manutenção de pavimentos até a gestão de resíduos e o planejamento territorial.
As propostas foram avaliadas por uma banca especializada, composta por Adriano Pitoli (Co-head do Fundo GovTech da KPTL); Alexandre Tauvy (Business Transformation Manager da ABGI); Caio Marinelli (Diretor de Desenvolvimento Regional e Territorial da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo); Marcos Regueira (Gerente de Projetos Especiais do Sebrae/SC), Leonardo Peters (Gerente de Inovação e Novos Negócios da Unifique) e Luis Felipe Maciel de Souza (Gerente do Departamento de Agronegócios e Biocombustíveis da Finep).
Confira os destaques das soluções apresentadas:
Intelicity
Angelo Zanini, Fundador e gestor da Intelicity, apresentou uma plataforma de gestão urbana que utiliza visão computacional, inteligência artificial e sensores IoT embarcados em veículos. A solução é capaz de mapear, monitorar e avaliar continuamente a infraestrutura da cidade – incluindo pavimento, iluminação, drenagem e sinalização. Os dados são processados e georreferenciados em tempo real, sendo apresentados em dashboards interativos. O grande diferencial é a substituição das vistorias manuais por um sistema automatizado de alta precisão, permitindo decisões mais rápidas e inteligentes e a integração direta às rotinas de manutenção e planejamento urbano.
Realixo
A Realixo, representada pela CEO Andrea M. Lehner, destacou sua atuação no ciclo completo da economia circular. A empresa oferece coleta seletiva e destinação sustentável de resíduos, gerenciamento de resíduos em eventos e a criação de pátios de compostagem. Seu foco é a transformação de resíduos orgânicos em adubo para hortas urbanas e a destinação de recicláveis para cooperativas, fortalecendo a economia circular. A empresa está desenvolvendo uma plataforma digital própria para conectar geradores, transportadores e recicladores, funcionando como um “Uber da economia circular”, visando escalar as operações com transparência e eficiência. Além disso, investe na educação dos clientes sobre o correto manuseio de resíduos.
Place
Flavia Blanco Tissot, CEO do Place, apresentou a plataforma de gêmeo digital para desenvolvimento urbano. O PLACE é uma solução online em nuvem que integra dados públicos e privados de legislação, mercado, mobilidade, meio ambiente e infraestrutura para otimizar o planejamento e a tomada de decisão nas cidades. A plataforma transforma dados dispersos em informações claras, permitindo a simulação de cenários e a identificação de oportunidades de investimento. Módulos como a Consulta Urbana (interpretação de regras do plano diretor) e o Chat Place AI (assistente virtual para dúvidas sobre regulamentações) simplificam processos complexos, impulsionando cidades mais inteligentes e humanas.
Retech Recycle
Claudio Moura, Co-founder da Retech Recycle, detalhou a solução para resolver a desorganização e ineficiência na gestão de resíduos sólidos, com foco em eletrônicos. A Retech oferece um sistema inteligente para gestão integrada, que cobre desde o cadastro de geradores e resíduos até o agendamento de coletas, emissão de romaneios, evidências documentadas e relatórios ESG. A tecnologia visa garantir a conformidade legal e a rastreabilidade no processo de descarte e destinação final, conectando o ciclo completo que inclui gestão digital, serviços onsite e logística de coleta e separação. O objetivo é dar transparência e eficiência a um processo crítico da infraestrutura urbana.
Visior
Vinicius Souza do Carmo, Fundador da Visior, apresentou uma solução de Inteligência para tomada de decisão na infraestrutura urbana. A tecnologia usa visão computacional a partir de câmeras tradicionais para identificar problemas como falhas no asfalto, calçadas, lixo e árvores caídas, auxiliando gestores públicos. O diferencial de custo, abrangência e escala reside no fato de a Visior ser a única empresa no Brasil que consegue utilizar essa visão computacional a partir das câmeras de smartphones e carros de motoristas parceiros. Isso garante uma coleta de dados massiva e de baixo custo, otimizando a detecção de problemas e permitindo ações proativas na manutenção e planejamento das cidades.