A PME Holandesa de tecnologia, especialista em soluções para gestão de serviços, mira, agora, na integração de novas ferramentas
Após um ano e meio atuando com unidades de negócio voltadas para segmentos de mercados específicos, a TOPdesk – empresa holandesa detentora de solução única de Service Desk para ITSM e Enterprise Service Management (ESM) – registrou um aumento de 35% no faturamento anual de R$ 14 milhões, elevando sua carteira de clientes no Brasil para cerca de 300 empresas, a maioria com perfil de pequena e média maturidade de processos de TI.

Crédito: Site TOPdesk
O resultado é fruto da estratégia de verticalização, com foco nos mercados de saúde, educação, finanças e indústria. Com essa decisão, a empresa desenvolveu equipes multidisciplinares que conhecem as dores desses segmentos e, consequentemente, as ferramentas ideais para tornar essas empresas eficientes e maduras, do ponto de vista de TI. A partir de agora, a TOPdesk mira quer trazer uma gama maior de funcionalidades para seus clientes, por meio de integrações com empresas experts em seus serviços e assim melhor atender os segmentos contemplados.
Segundo Guilherme Morais, diretor geral da empresa no Brasil, os motivos que direcionaram a TOPdesk foram, em primeiro lugar, a base segmentada de clientes, o que facilitou o conhecimento sobre a usabilidade de ferramentas ideais para cada mercado, de acordo com a necessidade e o grau de maturidade do ambiente tecnológico, bem como o potencial de mercado e a disponibilidade de orçamento para investir na solução. “A vantagem de atuar por meio de áreas de negócio é nos tornarmos especialistas nas dores das empresas de um segmento específico, o que nos dá a vantagem de atuar como experts e promover uma melhor experiência do cliente”, afirma.
“Para o cliente, a nossa consultoria agrega valor, fomentando as boas práticas por meio de equipes multidisciplinares que atuam em todas as fases do processo de vendas, desde a prospecção de clientes até o pós-vendas. Dessa forma, promovemos uma maior interatividade em todo o ciclo do projeto, gerando mais inovação, efetividade e “afetividade”, uma vez que o profissional da TOPdesk consegue entender bem as vulnerabilidades do cliente, definindo a melhor solução e atendendo com mais conforto e segurança”, explica o executivo.
O perfil dos clientes da TOPdesk é formado por empresas de pequeno e médio porte que buscam uma ferramenta de gestão de serviços corporativos eficiente, com custo flexível e adaptável. A TOPdesk desenvolve soluções de service desk para ITSM e Enterprise Service Management (ESM) que promovem melhorias na gestão de serviços e criam um ambiente em que os colaboradores e clientes podem elevar suas vidas. São soluções amigáveis, fáceis de integrar e que incentivam o trabalho colaborativo.
“Depois de abrir concorrência entre os principais players do mercado, escolhemos a TOPdesk como solução de ITSM. Fato que se repetiu ao longo das diversas fases da história da empresa e em todas as aquisições realizadas, conta Myke Carneiro, coordenador de service desk de infraestrutura do Grupo Viveo.
A TOPdesk é uma solução de prateleira com as melhores práticas de mercado, que oferece uma consultoria personalizada, handmade. Após a consultoria, que tem o objetivo de capacitar o cliente, a empresa pode realizar a manutenção do sistema internamente ou terceirizar para a TOPdesk. O processo de consultoria envolve uma pesquisa de maturidade para medir o nível em que o cliente se encontra e, a partir do diagnóstico, indicar a melhor solução e serviço.
Para a Unimed Campo Grande, a facilidade em criar dashboards e o uso intuitivo da ferramenta foram alguns dos diferenciais em relação à concorrência. “Ambientes hospitalares exigem rapidez nas soluções dos problemas para não impactar negativamente no atendimento médico, por isso, buscamos uma ferramenta que não representasse um entrave no dia a dia e aliasse eficiência e simplicidade”, comenta Gleidson de Lima Faustino, coordenador de TI da Unimed Campo Grande.
“Na TOPdesk o ITSM é muito mais do que apenas o departamento de TI atingindo seus objetivos. Diferentemente das abordagens tradicionais de gestão, não se trata apenas de tecnologias em si, ou de como se desenvolve, entrega ou mantém o hardware e software. O ITSM trata de como fornecer serviços de TI bem organizados, de forma amigável e intuitiva”, ressalta Guilherme.