Relatório de Identidade e Fraude 2025 voltado a empresas é novo levantamento da datatech; Pesquisa mostra prioridade nas estratégias corporativas

Quase 40% das empresas brasileiras estão mais inclinadas a investir em ferramentas de prevenção à fraude do que em marketing (30,4%) e gestão de clientes (27,8%), segundo o “Relatório de Identidade e Fraude 2025 da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. A pesquisa ouviu representantes de empresas brasileiras entre abril e maio deste ano.
Confira nos gráficos abaixo os detalhes dessa visão:


O movimento observado reflete a crescente preocupação das organizações com a segurança digital em um cenário de avanço constante dos crimes cibernéticos. Embora apenas 33,3% das empresas do setor de Comércio declarem intenção de direcionar recursos prioritariamente para a prevenção à fraude em 2025, trata-se justamente do segmento que mais ampliou investimentos no tema em relação ao ano anterior: 45,5% das companhias do Comércio aumentaram seus aportes, índice superior ao da Indústria (44,2%) e ao de Serviços (31,7%). De forma geral, 35,3% das empresas brasileiras já investem mais em prevenção à fraude do que em 2024, demonstrando a consolidação dessa pauta como prioridade estratégica.
Caio Rocha, Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, explica que a tendência reflete a crescente percepção das empresas sobre a segurança como um pilar estratégico e inegociável para a continuidade dos negócios. “As companhias já compreendem que não basta adotar uma ou outra ferramenta: é essencial investir em proteção em camadas, combinando tecnologias e processos robustos. A segurança é uma responsabilidade estratégica, que protege a receita, preserva a reputação e fortalece a confiança de clientes, parceiros e colaboradores”, declara o executivo da datatech.
O Relatório de Identidade e Fraude da Serasa Experian é uma pesquisa anual que acompanha a percepção, o comportamento e as estratégias de consumidores e empresas frente aos desafios da segurança digital no Brasil.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.













