Share

Chamada Pública Multitemas vai selecionar propostas de pesquisa, desenvolvimento e inovação de startups, universidades e empresas de base tecnológica sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país

A CPFL Energia está com inscrições abertas para a Chamada Pública de Projetos (CPP) Multitemas, que busca projetos capazes de responder aos principais desafios tecnológicos do setor elétrico. O edital está disponível no site do Grupo e recebe propostas até 8 de fevereiro para o tema Novas Tecnologias e Aplicações de Armazenamento de Energia. 

Podem participar instituições públicas ou privadas, isoladamente ou em consórcio, incluindo startups, universidades, centros de pesquisa, empresas de base tecnológica, empresas incubadas, fabricantes de materiais e equipamentos e empresas de consultoria. Conforme diretrizes do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da ANEEL (PEQuI), a CPP é destinada prioritariamente para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Também poderão participar consórcios com instituições de outras regiões do país, desde que, pelo menos, 50% dos recursos destinados às parceiras do projeto sejam direcionados a instituições sediadas nessas regiões.

Demais temas seguem com inscrições até 27 de fevereiro

Além das iniciativas com foco em Novas Tecnologias e Aplicações de Armazenamento de Energia, a Chamada Pública também recebe propostas até 27 de fevereiro para ações direcionadas a Revisão da Metodologia de Vidas Úteis dos Ativos do Setor Elétrico, Otimização e Resposta Inteligente na Operação do Sistema de Transmissão e Aplicações e Gestão de Dados de Smart Meters.

Para todos os temas da chamada, a CPFL Energia realizará workshops destinados ao esclarecimento de dúvidas e orientações aos proponentes, conforme cronograma já disponível no notice. Os requisitos, etapas e critérios de seleção estão detalhados no documento, que poderá receber atualizações ao longo do processo.

Para Rafael Moya, gerente de Inovação da CPFL Energia, a Chamada Pública Multitemas é um instrumento central da estratégia de inovação aberta da companhia. “Ao conectar desafios do dia a dia a soluções tecnológicas desenvolvidas por startups, universidades e centros de pesquisa, ampliamos nossa capacidade de impulsionar a transformação do setor elétrico”, afirma.

Serviço – Chamada Pública Multitemas | CPFL Energia

Prazo de inscrição:  

8 de fevereiro (Novas Tecnologias e Aplicações de Armazenamento de Energia).

27 de fevereiro (Revisão da Metodologia de Vidas Úteis dos Ativos do Setor Elétrico; Otimização e Resposta Inteligente na Operação do Sistema de Transmissão e Aplicações e Gestão de Dados de Smart Meters).

Target Audience: Instituições públicas ou privadas, incluindo startups, universidades, centros de pesquisa, empresas de base tecnológica, empresas incubadas, fabricantes de materiais e equipamentos e empresas de consultoria, sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Consórcios com instituições de outras regiões são permitidos, conforme regras do edital.

Inscrições e edital: https://www.grupocpfl.com.br/inovacao/chamada-publica-projetos-de-inovacao

Sobre a CPFL Energia

Com 113 anos de atuação, a CPFL Energia é um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, com presença nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Atende cerca de 10,7 milhões de clientes em 687 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, sendo a maior distribuidora do país em volume de energia fornecida, com mais de 13% de participação no mercado nacional.

Na geração, possui 4.226 MW de capacidade instalada, 100% proveniente de fontes renováveis. A companhia opera ainda 6.400 km de linhas de transmissão e 88 subestações. Por meio da CPFL Soluções, oferece soluções integradas em energia, como comercialização, gestão, eficiência, infraestrutura e geração distribuída.

Com ações listadas no Novo Mercado da B3, a CPFL também se destaca por seus investimentos sociais nas áreas de cultura, esporte e educação, por meio do Instituto CPFL. Desde 2017, faz parte da State Grid, maior empresa de energia elétrica do mundo.

quick access

en_USEN