Share

As organizações adotam arquiteturas estratégicas de nuvem para impulsionar a inovação, fortalecer a governança e garantir o valor da IA

Kyndryl, uma empresa global, líder em serviços de tecnologia de missão crítica, divulgou hoje seu Relatório de Prontidão para a Nuvem 2025, revelando como as empresas estão navegando por uma mudança crucial na estratégia de nuvem que pode impulsionar a adoção da IA e a agilidade empresarial.

O relatório revela que, embora a computação em nuvem tenha se tornado a espinha dorsal das operações empresariais — crescendo para uma indústria de mais de 700 bilhões de dólares — 70% dos CEOs afirmam que chegaram ao seu ambiente atual de nuvem “por acidente, e não por design.” No entanto, a falta de uma estratégia deliberada não desacelerou o investimento — as organizações aumentaram os gastos com nuvem em mais de 30% em média no último ano, em um momento em que os líderes enfrentam desafios na adoção da IA, demandas crescentes de segurança e novos requisitos regulatórios e de governança.

“A diferença entre uma estratégia reativa e uma estratégia de nuvem deliberada nunca foi tão significativa”, disse Nicolas Sekkaki, Líder Global de Prática de Nuvem da Kyndryl. “Com a IA exigindo acesso contínuo aos dados e requisitos de governança evoluindo rapidamente, um modelo híbrido de nuvem é o diferencial que possibilita a adoção bem-sucedida da IA. Organizações que projetam para interoperabilidade, confiança e agilidade desbloquearão inovação contínua e integrarão IA de forma segura e em escala.”

Principais conclusões do relatório:

  • Soberania e segurança estão remodelando a estratégia de nuvem – 75% dos líderes expressam preocupação com os riscos geopolíticos de armazenar e gerenciar dados em ambientes globais de nuvem, enquanto 65% já modificaram suas estratégias em resposta a novas regulamentações de soberania de dados.
  • Híbridos e multi-nuvem agora são a norma – 84% dos líderes usam intencionalmente múltiplas nuvens, e 41% repatriam pelo menos alguns dados para ambientes locais — equilibrando controle, desempenho e conformidade.
  • A IA depende do design deliberado da nuvem 89% dos líderes dizem que os investimentos em nuvem facilitaram o uso da IA, mas 35% citam desafios de integração como uma das principais barreiras para alcançar o retorno sobre o investimento. As organizações estão recorrendo cada vez mais a infraestrutura especializada, incluindo IA privada ou neoclouds, ambas otimizadas para cargas de trabalho de IA com GPU, para equilibrar o poder computacional com o controle de custos.
  • A segurança em nuvem está evoluindo para uma era de IA. À medida que as ameaças aumentam — com 82% das organizações enfrentando uma queda relacionada à cibersegurança este ano — as empresas estão respondendo com arquiteturas mais adaptáveis e capacidades de segurança aprimoradas. 91% dizem que sua infraestrutura em nuvem oferece flexibilidade para se adaptar a novas regulamentações, e 75% estão investindo em IA para cibersegurança — mais do que em qualquer outra capacidade de IA.

De reativo a estratégico: projetando a nuvem do futuro 

O relatório ressalta que a arquitetura agora define o controle corporativo. Empresas que encaram a nuvem como uma capacidade estratégica e intencional — alinhando infraestrutura, governança e dados — estão melhor posicionadas para integrar IA de forma segura, atender às demandas regulatórias, gerenciar custos e acelerar a inovação.

A ascensão da IA agente está impulsionando essa mudança. As organizações estão cada vez mais treinando modelos em nuvens públicas para escalabilidade e executando-os em ambientes privados para governança — combinando desempenho com confiança. Arquiteturas híbridas estão emergindo como a base inteligente que conecta ambientes públicos e privados de forma fluida, permitindo que as empresas equilibrem desempenho, segurança e custo enquanto operacionalizam a IA.

Segurança e soberania não são mais restrições, mas princípios de design para confiança e interoperabilidade – essenciais para a empresa pronta para IA. Provedores hyperscaler globais estão localizando a infraestrutura para atender a novos padrões regulatórios, enquanto as empresas estão construindo arquiteturas que permitem que dados circulem com segurança através de fronteiras e fornecedores.

Com base em insights do Relatório de Prontidão da Kyndryl, com 3.700 líderes seniores em 21 países, e da Pesquisa de Inovação em Nuvem da Kyndryl, dados do Relatório de Prontidão para a Nuvem mostram que as organizações estão reavaliando sua infraestrutura de nuvem diante de desafios de adoção de IA, crescentes demandas de segurança e novas expectativas de governança.

Para ler o relatório, visite o Relatório de Prontidão das Nuvens da Kyndryl 

About Kyndryl

Kyndryl (NYSE: KD) is a leading mission-critical technology services company, offering consulting, implementation, and managed services to thousands of clients in more than 60 countries. As the world's largest IT infrastructure services provider, the company designs, builds, manages, and modernizes the complex information systems the world depends on every day. For more information, visit www.kyndryl.com.

quick access