Relatório de Identidade e Fraude 2025 voltado a empresas é novo levantamento da datatech; Pesquisa mostra prioridade nas estratégias corporativas

Quase 40% das empresas brasileiras estão mais inclinadas a investir em ferramentas de prevenção à fraude do que em marketing (30,4%) e gestão de clientes (27,8%), segundo o “Relatório de Identidade e Fraude 2025 da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. A pesquisa ouviu representantes de empresas brasileiras entre abril e maio deste ano.
Confira nos gráficos abaixo os detalhes dessa visão:


O movimento observado reflete a crescente preocupação das organizações com a segurança digital em um cenário de avanço constante dos crimes cibernéticos. Embora apenas 33,3% das empresas do setor de Comércio declarem intenção de direcionar recursos prioritariamente para a prevenção à fraude em 2025, trata-se justamente do segmento que mais ampliou investimentos no tema em relação ao ano anterior: 45,5% das companhias do Comércio aumentaram seus aportes, índice superior ao da Indústria (44,2%) e ao de Serviços (31,7%). De forma geral, 35,3% das empresas brasileiras já investem mais em prevenção à fraude do que em 2024, demonstrando a consolidação dessa pauta como prioridade estratégica.
Caio Rocha, Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, explica que a tendência reflete a crescente percepção das empresas sobre a segurança como um pilar estratégico e inegociável para a continuidade dos negócios. “As companhias já compreendem que não basta adotar uma ou outra ferramenta: é essencial investir em proteção em camadas, combinando tecnologias e processos robustos. A segurança é uma responsabilidade estratégica, que protege a receita, preserva a reputação e fortalece a confiança de clientes, parceiros e colaboradores”, declara o executivo da datatech.
O Relatório de Identidade e Fraude da Serasa Experian é uma pesquisa anual que acompanha a percepção, o comportamento e as estratégias de consumidores e empresas frente aos desafios da segurança digital no Brasil.
Serasa Experian
Serasa Experian is the first and largest Datatech in Brazil. A leader in intelligence solutions for analyzing risks and opportunities, focusing on credit journeys, authentication and fraud prevention. With cutting-edge technology, innovation and the best talent, it transforms the uncertainty of risk into the best decision, helping people achieve their dreams and companies of all sizes and segments to prosper.
Created in 1968, Serasa became part of the Experian Company in 2007, a global company headquartered in London. It is currently responsible for more than 6.5 million daily queries about companies and consumers and protects more than 2.2 billion commercial transactions every year.
Empowers consumers with financial education, facilitating access to fair credit. Helps companies of all sizes and segments to make better decisions, on several fronts to: find new customers, manage current ones more efficiently, grant credit or sell on credit safely, comply with ESG standards, authenticate its customers and prevent fraud, and also charge them at the ideal time, without impacting the relationship.
With the purpose of creating a better future for everyone by expanding opportunities for people and companies, the company trains people in the technology area and promotes small businesses and startups with social impact through its own free programs. It is considered a LinkedIn Top Company and one of the best companies to work for, recognized by GPTW. It is also the most innovative service company in the country, certified by the Valor Inovação Brasil Award.
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