Share

Em menos de 30 dias, Private Lending 360° teve sua operação otimizada, restabelecendo uma carteira de US$ 3 bilhões

A FCamara, multinacional brasileira de tecnologia e inovação, adicionou mais um caso de sucesso ao seu portfólio. A parceria envolve a Private Lending 360°, companhia norte-americana de serviços financeiros responsável por uma carteira superior a US$ 3 bilhões. Em 2025, a instituição enfrentou uma situação sensível quando o sistema que sustentava toda a operação deixou de funcionar. Foi nesse contexto que a FCamara, com sua consultoria ponta a ponta, entrou em ação e garantiu a recuperação de 30 mil transações mensais em menos de um mês, evitando prejuízos de grande escala.

Quando estava sem o seu time terceirizado de desenvolvedores, a Private Lending 360° teve sua atuação colocada em cheque, comprometendo a confiança de clientes e investidores. Diante do desafio operacional, ocorrido logo após a empresa receber o reconhecimento como a sexta fintech de crescimento mais rápido nos Estados Unidos, o fundador e CEO Drew Louis recorreu à FCamara, que assumiu a responsabilidade de criar uma nova solução em parceria com a Microsoft. A iniciativa impediu perdas milionárias e devolveu estabilidade ao negócio.

Com o apoio de dois squads de desenvolvimento, a reversão foi concluída em menos de 30 dias. A nova estrutura digital, construída sobre a Microsoft Power Platform, reduziu de 4.000 para 1.000 o total de horas necessárias de programação, representando uma queda de 75% no esforço de trabalho. Além de devolver a eficiência, a PL360° passou a operar com uma plataforma escalável, pronta para absorver aquisições e sustentar uma expansão contínua.

“O cenário era de ameaça existencial. Estávamos a dias de fechar as portas”, relembra Louis. Criada a partir da fusão de mais de 15 empresas do setor, a fintech funciona como um elo entre credores e investidores imobiliários privados e depende de precisão e velocidade para atender às regras contratuais e regulatórias. “O que começou como uma missão de resgate se transformou em modernização. Hoje, nossa base tecnológica está mais forte do que antes.”

O plano incluiu metodologias ágeis, Design Thinking e Lean Inception para validar rapidamente novos fluxos de trabalho. No campo tecnológico, a resposta se apoiou em Azure DevOps para restaurar governança, Power Automate para conectar sistemas fragmentados e Power BI para oferecer visibilidade imediata sobre dados críticos.

De acordo com Caio de Toledo, head de Alianças e Canais da FCamara, a meta sempre foi ir além da recuperação. “Não se tratava apenas de apagar o incêndio, mas de converter o desafio em uma oportunidade de inovação. Em poucos dias, duas equipes foram mobilizadas para reconstruir o núcleo operacional”, explica.

Para Stiverson Palma, VP Global de Alianças e Canais da FCamara, o projeto traduz bem o tipo de parceria que a empresa busca construir:

“Ajudar a PL360° a superar um momento delicado e, ao mesmo tempo, prepará-la para crescer com estrutura e escalabilidade, reforça exatamente o tipo de parceria que buscamos construir na FCamara. Mais do que resolver um problema urgente, entregamos uma base tecnológica robusta, pronta para sustentar a expansão do negócio nos próximos anos. É isso que nos move: atuar com visão de longo prazo gerando valor real e duradouro junto com nosso cliente.”

Com a retomada, a Private Lending 360° sobreviveu a uma adversidade que ameaçava sua continuidade e se reposicionou para crescer de forma estruturada, viabilizando duas aquisições depois da sua recuperação e ampliando sua base de clientes para mais de 40 mil transações mensais. Para a FCamara, o projeto reforça sua capacidade de atuar em operações internacionais de alta complexidade e consolida sua presença no setor financeiro global.

About FCamara

A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que transforma a adoção de jornadas digitais em valor para os negócios. Com mais de 18 anos de atuação, a multinacional brasileira possui operações na Europa e no Reino Unido. A empresa apoia organizações na construção de soluções sustentáveis e de alto impacto, por meio da aplicação estratégica de tecnologias e inteligência artificial. Combinando tecnologia e execução em um modelo ágil, flexível, colaborativo e orientado a resultados, a FCamara oferece suporte em desafios digitais de todos os tipos — do diagnóstico à implementação.

Com um time de mais de 1.500 profissionais e forte presença nos setores de varejo, saúde e mercado financeiro, a FCamara já atendeu mais de 1.000 empresas. Conta com um núcleo especializado em inteligência artificial e é amplamente reconhecida por sua excelência: foi eleita por cinco anos consecutivos como a melhor empresa de serviços para e-commerce no Brasil, é certificada pelo Great Place to Work, recebeu o Prêmio Líderes da Saúde nas categorias Interoperabilidade (2023) e Serviços e Consultoria em TI (2024), venceu o ISG Paragon Awards na categoria Transformação e teve destaque no IBM Think 2025 como o melhor projeto da América Latina na categoria Hybrid by Design. Saiba mais em www.fcamara.com.

quick access

en_USEN