
Protocolo garante acesso ao Espaço TEIA, aproxima empresas e prefeituras e fortalece iniciativas de inovação, financiamento e sustentabilidade urbana
A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e a Caixa Econômica Federal formalizaram um acordo para aproximar tecnologia, inovação e financiamento público na construção de cidades mais inteligentes, sustentáveis e preparadas para 2026. Durante o encontro “Cidades Inteligentes: Tendências e Recursos para 2026”, realizado nesta quarta-feira em Brasília, as instituições assinaram um Protocolo de Intenções que marca o início imediato de uma agenda estratégica conjunta.
Com início imediato, a parceria estabelece que empresas associadas à ABES passam a ter acesso ao Espaço TEIA, hub de inovação da CAIXA, reforçando um ambiente de conexão entre setores público e privado. A partir dessa estrutura, ABES e CAIXA atuarão de forma integrada para demonstrar tecnologias e soluções inovadoras às prefeituras, aproximar gestores públicos da oferta tecnológica existente no país, fortalecer programas e iniciativas da CAIXA voltadas a cidades inteligentes, fomentar o setor de tecnologia, ampliando o acesso de empresas associadas a oportunidades e informações e criar uma agenda contínua de trabalho para 2026, com ações e projetos conjuntos já sendo estruturados.
Integração com editais e programas existentes
Embora o protocolo assinado nesta semana seja novo, algumas ações que já estão em curso serão fortalecidas, como o edital destinado às 10 prefeituras — que já existia e já está no ar, e que agora passa a ser impulsionado pela ABES entre suas empresas associadas. No âmbito dos programas da Caixa, as prefeituras podem ingressar diretamente, cabendo à ABES apoiar mediante a demonstração de tecnologias, conectando soluções e aproximando os gestores do ecossistema de inovação.
“O processo é centrado em apresentar o que existe de mais relevante em tecnologia, criando pontes práticas entre oferta e demanda”, resume Jamile Sabatini Marques, diretora de Inovação e Fomento da ABES. “A Caixa possui orçamento previsto para essas iniciativas, e a ABES atuará como força de articulação e fomento, contribuindo com conectividade institucional, mobilização das empresas associadas e aproximação das prefeituras às soluções tecnológicas disponíveis. A lógica é de soma de esforços, ou seja, a Caixa com recursos e programas e a ABES com articulação, inovação e setor produtivo”, completa.
Com o protocolo firmado e ações iniciadas, ABES e Caixa trabalharão em uma agenda contínua, voltada à apresentação de tecnologias, à capacitação de gestores e ao fortalecimento de projetos estruturantes de inovação. A parceria também ampliará a visibilidade de editais e oportunidades para empresas associadas, consolidando o compromisso das duas instituições com desenvolvimento urbano, tecnologia e sustentabilidade.
Para Andriei Gutierrez, Presidente da ABES, a colaboração acelera a capacidade de transformar ideias em projetos concretos. “Cidades inteligentes não são um conceito futurista, elas já estão em construção agora. Nosso objetivo é conectar especialistas, governo e instituições financeiras para que boas ideias se transformem em iniciativas viáveis e financiáveis. Ao lado da Caixa, a ABES reforça o compromisso de apoiar gestores públicos na construção de cidades mais preparadas para os desafios climáticos, mais eficientes no uso de recursos e mais inclusivas no acesso a serviços digitais”, conclui.
About ABES
ABES (Brazilian Association of Software Companies) aims to contribute to the construction of a more digital and less unequal Brazil, in which information technology plays a fundamental role in the democratization of knowledge and the creation of new opportunities for all. In this sense, it aims to ensure a business environment conducive to innovation, ethical, dynamic, sustainable and globally competitive, always in line with its mission of connecting, guiding, protecting and developing the Brazilian information technology market.
Currently, ABES represents around 2,000 companies, which total approximately 80% of the software and services sector's revenue in Brazil, distributed across 24 states and the Federal District, responsible for the generation of more than 260 thousand direct jobs and an annual revenue of around R$103 billion in 2024. Access the ABES Portal or call +55 (11) 5094-3100.
ABES – Press Contacts:
Weber Shandwick Brasil - abes@webershandwick.com
Carol Herling – +55 (11) 99553-7756 (plantão via whatsapp)
Paulo Lima – +55 (11) 98879-1711















