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Especialistas da TIVIT revelam como IA e segurança digital se tornaram diferenciais competitivos para transformar picos de acesso em lucro real no e-commerce

 A Black Friday deve movimentar mais de R$13 bilhões no e-commerce brasileiro este ano, segundo a Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (Abiacom). Mas, à medida que o evento se consolida como o mais importante do calendário das vendas online, cresce também a pressão sobre as empresas para garantir alta performance, segurança e disponibilidade durante os picos de acesso, em um único dia que pode definir o resultado financeiro do trimestre.

Na visão de Carlos Eduardo Maia, diretor de Cloud Solutions da TIVIT, a preparação deixou de ser apenas sobre infraestrutura robusta. “A Black Friday é um teste de fogo para o e-commerce. Não basta escalar servidores: é preciso orquestrar uma operação inteligente, com apoio da IA, para antecipar gargalos, garantir experiência impecável e máxima rentabilidade. Quem não fizer isso vai perder vendas ou pior, perder clientes.”

A empresa reuniu as quatro principais estratégias de nuvem e inteligência artificial para ajudar as empresas a se prepararem para a Black Friday e os seus grandes picos de acesso:

  1. Prever demanda com alta precisão: usar algoritmos de Machine Learning que cruzam dados históricos e tendências em tempo real, evitando desperdício de recursos ou falhas de capacidade.
  2. Personalizar o carrinho de compras: ajustar recomendações de produtos em tempo real permitem aumentar a conversão e reduzir o abandono de carrinho. A IA interpreta o comportamento de navegação e adapta sugestões conforme o perfil e o momento da compra.
  3. Combate inteligente a fraudes: usar análise comportamental e biometria digital para identificar transações suspeitas em segundos, sem interromper a jornada de compra. A detecção precoce evita bloqueios indevidos e preserva margens.
  4. Atendimento automatizado com chatbots generativos: assistentes virtuais baseados em IA generativa atuam como vendedores digitais, capazes de recomendar produtos e até finalizar pedidos, reduzindo filas e aumentando a conversão.

Além dessas frentes, Maia destaca a importância de uma infraestrutura resiliente, com arquitetura multi-cloud e redundância geográfica para garantir a continuidade do negócio em caso de eventuais falhas. O uso de edge computing ajuda a reduzir a latência em regiões de maior consumo e acelerar o checkout, enquanto o monitoramento em tempo real permite identificar gargalos e agir antes que impactem a experiência do cliente.

“Na Black Friday, segundos equivalem a milhões. Nosso papel é dar às empresas a estabilidade e a inteligência necessárias para transformar picos de acesso em resultados reais, sem comprometer a segurança ou a experiência do cliente”, afirma Maia.

About TIVIT

A TIVIT é uma multinacional que conecta tecnologia para um mundo melhor. Por meio de suas linhas de negócios em constante evolução, a TIVIT apoia empresas com soluções de nuvem (pública, híbrida e privada), e possibilita ambientes seguros, com recursos de cibersegurança, além de desenvolver tecnologias com foco em Inteligência Artificial e oferecer serviços voltados à automação e soluções SaaS. Por meio de projetos digitais transformadores, a TIVIT impacta milhões de pessoas diariamente. A TIVIT é uma empresa do Grupo Almaviva que integra um ecossistema global presente em 21 países, com mais de 45 mil profissionais. Para mais informações, acesse www.tivit.com and follow our LinkedIn and Instagram.

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