Compartilhe

Entre os dias 25 e 30 de outubro, a ABES participou da 84ª reunião da ICANN, realizada em Dublin (Irlanda), representada por Paulo Milliet Roque, presidente do Conselho, e Vanda Scartezini, diretora de Internacionalização. O evento reuniu especialistas e líderes da internet mundial, com casa cheia na abertura e nas plenárias.

No dia 28, Paulo esteve na reunião da Business Constituency (BC), ao lado de Nivaldo Cleto, discutindo estratégias digitais para empresas. Um dos destaques foi a nova janela de registro de domínios gTLDs, prevista para abril de 2026. Essa rodada, a primeira desde 2012, permitirá o registro de domínios de primeiro nível diretamente nos servidores raízes da internet, aumentando a segurança e a visibilidade das marcas. O novo Applicant Guidebook, com 441 páginas, deve ser publicado até 30 de dezembro de 2025.

Vanda liderou reuniões do DNS Women, grupo que ajudou a fundar, e apresentou o projeto da ABES de combate ao abuso de DNS — prática que envolve o uso indevido de domínios para fraudes, phishing e outras ameaças digitais. A iniciativa reforça o compromisso da ABES com a integridade do ecossistema digital e a proteção dos usuários.

A ICANN reafirma sua posição como espaço essencial para decisões que sustentam a segurança, a interoperabilidade e evolução da rede de internet global.

acesso rápido

pt_BRPT